A importância do exercício físico

Aline Tonin
Aline Tonin

nutrição integrativa

Falar sobre a importância do exercício físico não é mais novidade, já sabemos o papel fundamental que ele exerce para nossa saúde!

Mas nunca é demais lembrar não é mesmo? Ainda mais em tempos de pandemia, onde transitamos pelo trabalho remoto, e acabamos passando mais tempo sentados e na tela do computador.

Bom, são inúmeros os benefícios de uma pessoa ativa fisicamente, ela deixa de ser alvo fácil de algumas doenças, especialmente as cardiovasculares. A atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, gerenciar o stress (algo essencial nos dias de hoje), ajudar a emagrecer, fortalecer os músculos e também a massa óssea, entre outros.

A atividade física estimula a produção e liberação de endorfina, tendo ação analgésica no corpo, ajudando no relaxamento muscular e melhorar a sensação de prazer, o bom humor, a autoconfiança e a autoestima, promovendo uma sensação de melhor qualidade de vida e bem-estar.

Também ajuda a aumentar a produção, a liberação e a sensibilidade de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, noradrenalina e a dopamina, responsáveis por regular o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e a memória. Quando esses neurotransmissores se encontram em baixas concentrações no corpo, podem causar ansiedade ou depressão, e por isso os exercícios são fundamentais para prevenir ou amenizar essas patologias mentais.

Sabemos a vida agitada e corrida que todos levam, mas é necessário se organizar e priorizar a nossa saúde, incluindo um tempinho para si na rotina diária. O sedentarismo mata, o perigo de uma vida ociosa e o surgimento de inúmeras doenças.


Nosso corpo é uma máquina incrível, ele se beneficia dos exercícios de diversas formas, dormimos melhor, o cérebro passa a funcionar de modo mais eficiente, reduz as possibilidades de desenvolver problemas como diabetes tipo 2, osteoporose, hipertensão, trombose, colesterol, as chances de infarto e derrame diminuem consideravelmente em pessoas fisicamente ativas.

Todos podem fazer exercícios físicos, o que precisa ser adaptado é a intensidade e modalidade aplicada para cada perfil, para isso os profissionais de educação física estão aí, eles saberão orientar e prescrever de forma correta baseado nas necessidades e objetivos de cada indivíduo. Não importa a modalidade, o importante é você se mexer, se exercitar e isso precisa de constância.

Ressalto que esse é um hábito primordial e já deve ser inserido como rotina desde a infância para que se torne um hábito, esse seria o cenário ideal, indivíduos ativos desde a infância, consequentemente adultos e idosos saudáveis.

E ai qual seu exercício predileto? Você tem praticado alguma atividade física, me conta aqui!

Por: Sueilane Serenini
Personal Trainer
Cref 27426-G SC

@suka_personal

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas valiosas e conteúdos fresquinhos no seu e-mail

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais na nossa política de privacidade