princípio: vitalidade, prana e ressignificar

Aline Tonin
Aline Tonin

nutrição integrativa

Hoje irei compartilhar por aqui os pilares que tem me sustentado e me guiado.

>> Princípios do meu servir <<

1. Nutrir-se de vitalidade e prana

Prāna (em sânscrito:ाण, sopro de vida) é, segundo antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos através do ar que respiramos.

Os alimentos e a forma como nos alimentamos estão intimamente relacionados à vitalidade.

A potência digestiva determina como vamos digerir, processar os alimentos e também as percepções, os pensamentos e as emoções.

Ao nos nutrimos, construímos o corpo que é suporte para a expressão da alma. Os aspectos mais sutis e delicados do ser se manifestam nas emoções, no olhar, na respiração, nas palavras e ações.

Toda essa rede de matéria e energias – subjetiva, dinâmica e complexa -, está profundamente conectada à forma e ao conteúdo do pão nosso de cada dia.

2. Ressignificar

Ressignificar a relação com a comida, trazer leveza e naturalidade para este processo, incentivar a busca pelo equilíbrio.

Sem receita de bolo, dietas mirabolantes ou julgamentos: para além da prisão estética e das regras nutricionais normalizadas, essa trilha propõe um olhar gentil e auto compassivo para nossa alimentação.

A ideia não é reforçar estereótipos ou imprimir novas regras. É tomar consciência da forma como nos relacionamos com a alimentação e, assim, dançar conforme nossos ciclos externos e internos e entender nossos medos e convicções.

Colocar uma lupa voltada para uma investigação interna carinhosa e lançar luz a uma questão importante: o que estamos nutrindo quando comemos?

A intenção é gerar liberdade e autonomia

{ continua no próximo post }

Com carinho, Aline Tonin

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas valiosas e conteúdos fresquinhos no seu e-mail

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais na nossa política de privacidade