princípio: ancestralidade e alteridade

Aline Tonin
Aline Tonin

nutrição integrativa

Olá! Hoje trago mais alguns pilares que têm me sustentado e me guiado nesta jornada profissional e de vida.

>> Princípios do meu servir <<

3. Ancestralidade

A ancestralidade de uma cultura se revela também pela alimentação, pelos modos de preparar alimentos, os ingredientes escolhidos e as formas de consumo.

Desde a mais terna infância, passamos pela influência da família e de outros grupos de convívio, adquirimos (e desistimos de) costumes e tradições regionais, adotamos orientações da mídia, padecemos (e exercemos) pressões sociais sobre o que comer, quando, como, onde, etc. E, assim, vamos construindo e nos constituindo em nossas práticas alimentares.

Essas práticas nos acompanham e revelam diversos aspectos nossos, pois, como afirma o antropólogo Sidney Mintz, a comida está vinculada ao “sentido de nós mesmos e à nossa identidade social”, articulando aspectos de nossa experiência sociocultural e pessoal. Porém, nem sempre temos a oportunidade de refletir sobre como nossas práticas alimentares foram sendo construídas ao longo da nossa vida.

Te convido a um processo de rememoração dessas vivências que foram trazidas do passado e revisita-las à luz da situação atual, para que entendamos o efeito das lembranças ancestrais sobre nossa relação com a comida.

“recordar” (do latim: “re”: voltar a, e “cor-cordis”: coração) significa voltar a passar pelo coração.

4. Alteridade:

Respeitar o ser humano como ele é, com suas crenças em relação aos seus hábitos alimentares, considerar todos os aspectos psico-emocionais e culturais que fazem parte de sua história de vida, evitando orientações alimentares, incompatíveis com a realidade biopsicossocial e espiritual.

{ continua no próximo post }

Com carinho, Aline Tonin.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas valiosas e conteúdos fresquinhos no seu e-mail

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais na nossa política de privacidade