Você sabia que seu “lixo” pode virar adubo?

Aline Tonin
Aline Tonin

nutrição integrativa

“lixo que não é lixo”...

A compostagem é uma técnica que estimula a decomposição de material orgânico realizada por organismos aeróbios, ou seja, que necessitam de ar, obtendo uma matéria estável, rica em substâncias húmicas e nutrientes minerais, formando assim, um ótimo adubo que trará diversos benefícios, incluindo a produção de novos alimentos e plantas.

Existem diferentes técnicas de compostagem, com diferentes períodos para a produção do composto, onde cada uma possui as suas particularidades. A escolha da técnica pode ser pensada levando em consideração o meio em que será aplicada, o tipo de resíduo gerado, a necessidade local, entre outros fatores.

Registros indicam a sua utilização há mais de 2000 mil anos na China, sendo praticada desde que os solos começaram a ser mobilizados para a produção vegetal, sendo uma aliada para o enriquecimento do solo.

Toneladas de resíduos orgânicos são levadas diariamente aos aterros e lixões nos municípios do nosso Brasil. Estamos literalmente pagando pra enterrar algo que poderia ser transformado em adubo e alimento.

Ao mudarmos a nossa cultura, tratando o lixo como um resíduo de valor, geramos economia para o município, renda direta com a realização da compostagem, transformamos um passivo ambiental em um ativo para sociedade e para o meio ambiente, produzimos alimentos de qualidade e terra adubada, temos maior autonomia alimentar, nos emponderamos para fechar o ciclo do que produzimos e consumimos, obtemos uma maior intimidade com a alimentação, além de saúde, bem-estar e maior interação com a comunidade local.

Através de um método antigo e num formato que ao mesmo tempo é inovador, o Composta Rua se propõe a tratar os resíduos orgânicos de empresas e residências com centros de compostagem, coletivos ou particulares, espalhados pela cidade de Jaraguá do Sul e região. Pesquise na sua cidade, se alguém já faz esta prestação de serviço.

Com um sistema simples de coleta, o cliente garante um destino saudável para o seu resíduo orgânico, além de receber diferentes recompensas, como por exemplo, a terra adubada, produto proveniente do próprio processo de compostagem. O programa também otimiza terrenos parados que podem ser utilizados para a montagem de novos pátios de compostagem. Além disso, o Composta Rua é uma plataforma de educação ambiental, pois acreditamos que a conscientização caminha junto com a prática.

Tratamos lixo como resíduo orgânico de valor, transformando custo ambiental em terra adubada e alimento de qualidade. Acreditamos que o trabalho de conscientização, de entender o nosso papel enquanto seres que produzem e consomem, é fundamental para uma sociedade mais saudável, por isso, procuramos envolver a comunidade no tratamento eco.lógico e economicamente inteligente dos resíduos orgânicos.

Regenerar significa ¨dar nova vida a¨.

Ressignificamos a forma como tratamos o alimento e o lixo que geramos, regenerando a nossa cultura e a forma como vivemos. Em um processo de engajamento através de novas soluções, acreditamos que juntos e conectados podemos semear a transformação.

Por Composta Rua – Diogo Chiodini e Marcus Negri

Saiba mais sobre o Composta rua , clicando neste link.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas valiosas e conteúdos fresquinhos no seu e-mail

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais na nossa política de privacidade